
Entendendo...
A camada pré-sal é um gigantesco reservatório de petróleo e gás natural, localizado na região litorânea entre os estados de Santa Catarina e Espírito Santo, em uma área de aproximadamente 800 quilômetros, englobando as bacias do Espírito Santos, Santos e Campos. Estas reservas estão localizadas abaixo da camada de sal que pode ter cerca de dois quilômetros de espessura. Portanto, o petróleo e o gás natural se encontram de cinco a sete mil metros abaixo do nível do mar. Estas reservas se formaram há mais 100 milhões de anos, a partir da decomposição de materiais orgânicos, na época em que os continentes se separaram.
Problemática...
A reserva está espalhada por 800 quilômetros da costa e seu uso trará impactos diretos para o clima e para a saúde dos oceanos.
A Petrpbras promete fazer a captura e a armazenagem do carbono. Se isso não funcionar, e o Brasil usar todas as reservas estimadas do pré-sal, emitiremos ao longo dospróximos 40 anos em torno de 1,3 bilhão de toneladas de CO2 por ano.
O Presidente Lula sequer pensou em destinar recursos do pré-sal para a criação e manutenção de reservas marinhas. Se a concetração de emissões não for reduzida, os oceanos podem passar de mocinhos a bandidos na luta contra o aquecimento global.
Mares mais quentes, concentração excessiva de CO2, provocarão acidificação nos oceanos, comprometendo a saúde dos corais, berços importantes da biodiversidade marinha.
Fonte: Revista GreenPeace/2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário